quinta-feira, 26 de março de 2015

Releituras

Você sabe que não é mais uma garotinha quando não consegue se recordar com clareza do enredo dos melhores livros que leu no ensino fundamental e médio. Desafio os leitores com mais de 30 anos ou perto disso a tentarem tal feito. 

Há tempo tento me lembrar das dezenas de livro que conheci na adolescência e constatei que quando eu não esqueci o nome, eu não consigo me recordar do início ou final da história, por exemplo.

Pensando nisso criei uma lista, por enquanto, de apenas 10 itens, com livros para RELEITURA. São obras que li há mais de 10 anos e me marcaram de uma maneira muito especial, tanto que me recordo delas até hoje.

Curiosamente, a maioria dos títulos são criações nacionais. Alguns são clássicos de grandes autores brasileiros, como Jorge Amado e Érico Veríssimo, outros de escritores com menor evidência, mas igualmente talentosos.

Naquela época, li poucos livros estrangeiros, principalmente por que a maioria das minhas leituras eram frutos da biblioteca da escola, que valorizava a produção nacional. No entanto, foi na adolescência que conheci o talento de Agatha Christie e me apaixonei pelo estilo da autora. Obviamente, ela é presença ilustre no meu top 10 de releituras. 
  1. Louco por uma gata (Toni Brandão)
  2. Flores para Cecília (Paulo Caldas)
  3. O caso dos 10 negrinhos (Agatha Christie)
  4. O Estudante (Adelaide Carraro)
  5. O Escaravelho do Diabo (Lúcia Machado de Almeida)
  6. Capitães da Areia (Jorge Amado)
  7. Olhai os Lírios do Campo (Erico Veríssimo)
  8. O seminarista (Bernardo Guimarães)
  9. Insônia (Marcelo Carneiro da Cunha
  10. Conte-me seus sonhos (Sidney Sheldon)                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário